O que é Impressão Fineart?
Compartilhe
Por Alberto Dy
O que é impressão a fine art?
De onde vem o termo impressão fine art?
Fine Art vem diretamente das Belas Artes. A impressão Fine Art é basicamente a arte de imprimir dentro dos critérios que garantam a preservação, fidelidade e permanência exigidos pelos museus, galerias e colecionadores, afinal, nenhum investidor quer ver sua aplicação em arte se deteriorar e perder valor. Assim certificado-cansonImprimimos em papéis e telas de forma minuciosa com um trabalho artesanal e individual dedicando atenção de peças únicas.
Atestando a qualidade dos nossos serviços de impressão somos um Certified Studio da Hahnemuhle (www.certifiedstudio.com ) e possuímos o certificado de excelência de impressão da Canson dentro do programa Certified Printer (www.certified-printing.com). Durante alguns anos fomos o único atelier de impressão a ter os dois certificados.
Nós da Aphoto fazemos impressões fine art para artistas, fotógrafos, museus, galerias e mantemos os mesmos padrões para os amadores, entusiastas, curiosos e qualquer pessoa que tenha interesse em ter uma impressão de qualidade que pode durar por gerações, dependendo das condições de preservação, os materiais fine art que imprimimos podem ficar até mais de 200 anos sem qualquer perda de qualidade, alteração de cor ou desbotamento das tintas e do papel.
A permanência das obras impressas são testadas em laboratórios e certificadas pelos institutos: Wilhelm-Research, Aardenburg-imaging e pelo LNE Frances
Gostamos de lembrar que as imagens que estamos imprimindo hoje podem durar por gerações e contar histórias para os netos dos nossos bisnetos, as nossas impressões das suas imagens podem ser uma máquina do tempo.
A maioria dos que estão no mercado dizendo que fazem impressão fine art não estão fazendo dentro dos critérios para uma impressão ser chamada de impressão fine art.
Algumas das exigências mínimas exigidas para conseguir a certificação da Canson e da Hahnemuhle e que deveriam ser sempre respeitadas por todos que dizem fazer impressão fine art:
- Utilização de impressoras com no mínimo 11 cores a base de água
- Usar exclusivamente tintas de pigmento mineral original dos fabricantes das impressoras
- Usar papéis de fabricantes sérios e reconhecidos que sigam as normas de qualidade e processos ISO 9706 e ainda ser livre de ácidos e ter reserva alcalina.
- Os papéis devem ser testados e certificados como papeis fine art pelos Wilhelm Imaging Research. e o Aardenburg (Link aqui para os testes feitos com papeis da linha Canson lembrando que usamos HP que são os melhores resultados)
- O ambiente de impressão deve ter controle de umidade e ser livre de pó e vapores nocivos como os gerados por impressoras solvente e látex.
- O ambiente de impressão e de finalização deve ter iluminação adequada com lâmpadas de IRC superior a 95, com paredes neutras e com o mínimo de interferência de cores incluindo a cor do chão.
- Todo fluxo de trabalho deve ter gerenciamento de cor adequado e perfeito, sendo tudo devidamente calibrado, linearizado e perfilado garantindo a fidelidade da impressão com o arquivo.
- Usar luvas e ter todo cuidado com as impressões para evitar qualquer contaminação ou dano
- Conhecimento e experiência, esta é a diferença entre dar control + P e ser um impressor fine art
Como escolher os papeis ou canvas (telas) para suas impressões fine art?
Muitas vezes recebo solicitações do tipo: Quero uma impressão fine art, quanto é?
Trabalhamos com mais de 50 opções de papeis e telas com diferenças sutis de brilho, cor, textura e gramatura. Temos disponível toda linha Canson, Hahnemuhle, Harman Hahnemuhle e alguns papeis da Awagami, Epson e da Ilford, sendo os valores muito variados, assim não consigo passar um orçamento sem saber em qual papel.
E quando me perguntam: Qual papel usar para fazer as minhas impressões fine art?
A minha resposta é muito simples. Depende!
É principalmente uma questão acima de tudo de gosto pessoal.
Para definir qual o melhor papel a ser usado nas impressões é preciso responder algumas perguntas, as principais são:
Sem brilho ou com brilho e quanto de brilho?
Qual a textura que combina melhor com seu trabalho e gosto pessoal?
Como será a moldura?
O nosso ofício é o de materializar em papel ou tela as imagens
escondidas nos Hds, CDs, Pendrives, Cartões de memória ou na “nuvem”
Não importa se as imagens foram feitas por fotógrafos profissionais, amadores ou entusiastas, se são arquivos de artistas digitais, artistas plásticos ou artistas de final de semana, as imagens que imprimimos em padrão Fine Art irão durar por várias gerações e as histórias contadas por elas permanecerão.
Com atendimento diferenciado e personalizado, estamos imprimindo as suas fotografias e arquivos digitais com os padrões de impressão Fine Art exigidos pelos principais museus para exposição e preservação de acervos. As impressões que fazemos podem durar mais de 200 anos sem qualquer desbotamento, alteração de cor ou perda de qualidade.
Sua arte, sua fotografia, sua história tem que ser vista e nada melhor do que traze-las para o mundo real transformando em quadros para colocar nas paredes como decoração ou expor em museus, espaços culturais e galerias ou ainda montar álbuns, livros de arte ou caixas para as pessoas poderem apreciar agora e daqui a alguns séculos..
Imprimimos para a permanência, preservação, exposição, acervos e o que não é descartável.
Imprimimos para o futuro!
Se preferir pode mandar alguma imagem em baixa de seu trabalho que podemos sugerir algum papel, o e-mail é [email protected]
As informações deste post podem ser alteradas sem aviso prévio em função da disponibilidade dos papéis no mercado e novos testes que estamos sempre fazendo.